GDF entrega 4ª "Carreta da Mulher"

Unidades móveis já realizaram mais de 100 mil exames

 A quarta "Carreta da Mulher" foi entregue nesta terça-feira (10) à comunidade do Distrito Federal. A iniciativa marcou a comemoração dos mais de 100 mil exames realizados pela unidade móvel, que começou a atender em março de 2012.
"A Carreta vai ao encontro das mulheres em todas as cidades para garantir que todas acima de 50 anos façam seus exames preventivos", afirmou o governador Agnelo Queiroz durante a cerimônia de entrega, ao ressaltar a importância dessas unidades para a população do DF.
 Segundo o governador, depois de atender as mulheres dessa faixa etária, a Carreta passará a receber também pessoas mais jovens. "Depois que todas as mulheres de 50 anos fizerem os exames vamos voltar e atender as de 45 anos", garantiu Agnelo.
 Desde 8 de março de 2012, o programa já realizou 103,2 mil exames. Cada unidade realiza 150 exames por dia, entre mamografias, ecografias e preventivos de câncer de colo de útero.
 A moradora da Arniqueiras Nilda Campos de Aguiar, 56 anos, foi uma das atendidas pela Carreta e aprovou a proximidade do serviço com a comunidade. "Eu moro aqui ao lado. Meu filho me avisou que a Carreta estava aqui e eu vim fazer o exame. A última mamografia que fiz foi há mais de quatro anos ", relatou.
 O atendimento dos médicos e enfermeiros também foi motivo de elogios. "Me atenderam muito bem, eles são muito atenciosos", afirmou Lucineide Rodriguez, 57 anos, que fez exame de mamografia na Carreta.
 4ª CARRETA - A nova unidade vai ficar em Arniqueiras, em Taguatinga, até a próxima quinta-feira (12), em frente à Prefeitura Comunitária. Na sexta-feira (13), a nova Carreta estará no Gama, onde ficará até o dia 18 de dezembro.
 "A Carreta é equipada com consultórios, salas de exames, espaços para coleta de material e aparelhos de mamografia e ultrassonografia. São feitas ecografias de tireoide, mamária, gestacional, transvaginal, abdômen total e pélvica", explicou a subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Rosalina Sudo.
 Para fazer o exame, a mulher deve ter de 50 a 69 anos e apresentar documento de identidade, CPF e cartão do SUS. Para o exame de ultrassonografia é necessário apresentar a requisição médica.
 Confira onde estão as "Carretas da Mulher":
Cruzeiro Velho, ao lado do Centro de Saúde 14, até sexta-feira (13).
Sobradinho II, ao lado da Administração Regional, até o dia 20 de dezembro.
Vila Telebrasília, ao lado da igreja católica, até 20 de dezembro.

Comentários