Eixo Monumental ganhará nova iluminação

Serão implantados 700 novos postes; investimento é de R$ 11 milhões

Até março, o centro da capital estará de cara nova. Estão sendo instalados em todo o Eixo Monumental cerca de 700 novos postes, com altura útil de 12 metros e luminárias mais eficientes. O custo da obra é de R$ 11 milhões.

De acordo com a CEB, serão implantados cerca 18,7Km de rede de iluminação pública, com 700 luminárias LED de 300 Watts e 480 luminárias LED de 60 Watts, para as calçadas.

"O sistema de iluminação dessa região apresentava-se deficiente e antiquado, com nível de iluminação abaixo dos valores mínimos recomendados, postes despadronizados e luminárias envelhecidas de baixa eficiência energética. Essas deficiências causavam insegurança, diminuição do fluxo turístico e da população em geral nos horários noturnos", destacou o diretor técnico da CEB, Euler Guimarães Silva, à Agência Brasília.

O trecho que liga a Rodoferroviária ao Palácio do Buriti já está com a obra em andamento e os postes já foram substituídos. O trabalho segue nas proximidades da Rodoviária do Plano Piloto, Esplanada dos Ministérios até a Avenida das Nações.

A estudante Bianca Mesquita, de 20 anos, acredita que com a nova iluminação o medo de passar pelo local vai diminuir. "Faço estágio aqui nesta região e quando vou para a faculdade, por volta das 19h, está muito escuro. Vai melhorar bastante."

Para o mestre de obras Sérgio Barros, 34 anos, a nova iluminação diminuirá o índice de assaltos principalmente com as mulheres. "À noite este local é muito escuro. Como é uma região arborizada, os malandros se aproveitam para cometer furtos", concluiu.

Comentários